Neste post iremos mostrar todo o passo a passo necessário para viajar com pet para a Itália. Se você vai reconhecer a cidadania italiana e/ou se mudar para a Itália, saiba que você pode levar seu bichinho de estimação. Para isso, basta cumprir as exigências da Itália e da companhia aérea.
Esse passo a passo é para cachorros, gatos e furões. Para os demais animais são necessários outros procedimentos.
Requisitos para viajar com pet para Itália
- O animal deve ter mais de três meses de vida
- Ter um microchip subcutâneo
- Estar bem de saúde e com a vacinação em dia
- Exame sorológico antirrábica com resultados favoráveis
- Certificado Veterinário Internacional (CVI) (antigamente era o CZI)
- Ter o peso máximo 75kg
- Atestado de Saúde
Algumas raças caninas consideradas mais agressivas podem ser barradas pelas companhias aéreas e por alguns países europeus.
Passo a passo para viajar com pet para Itália
MICROCHIP
Primeiramente, você precisa providenciar a inserção de um microchip por um veterinário apto seguindo os padrões normativos ISO 11784 e ISO 11785.
O processo de inserção do chip é bem simples e rápido, isto é, o bichinho não sofre. Após inserir, você receberá o certificado e dados do chip.
VACINA ANTIRRÁBICA
Depois de aplicado o microchip, é chegada a hora da vacina antirrábica. É necessário que a vacina seja aplicada apenas após o microchip.
A aplicação do microchip e da vacina antirrábica pode ser feita no mesmo dia, desde que o chip seja aplicado primeiro.
SOROLOGIA EM UM LABORATÓRIO CREDENCIADO
O próximo passo é solicitar para o veterinário coletar uma amostra de sangue para exame de sorologia para raiva e enviar para um laboratório credenciado pela União Europeia (EU) para análise.
Atenção, é fundamental esperar pelo menos 30 dias depois da vacina para a coleta do sangue para realização do exame e, além disso, deve ser feito no mínimo 90 dias antes da viagem.
Atualmente, são aceitos pela UE os seguintes laboratórios do Brasil:
Instituto Pasteur
Endereço: Avenida Paulista, 393, Cerqueira César
São Paulo – SP
CEP: 01311-000
Telefone: (11) 3145-3145
E-mail: pasteur@pasteur.saude.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia do Paraná
Endereço: Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775
CEP: 81350-010
Curitiba – PR
Telefone: (41) 3316-3000 / (41) 2104-3000
TECSA Laboratórios
Endereço: Avenida do Contorno, 6226, Bairro Funcionários
CEP: 30110-042
Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 3281-0500
E-mail: assessoriavet@tecsa.com.br
Núcleo de Pesquisas em Raiva (Laboratório de Virologia Clínica e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas)
Endereço: Av. Universidade de São Paulo Prof. Lineu Prestes, 1374, sala 225
CEP: 05508-000
São Paulo – SP
Telefone: (11) 99158 – 8311
E-mail: nprusp@gmail.com
O resultado da sorologia deverá ser igual ou superior a 0,5 UI/ml de anticorpos. Se o resultado abaixo, é necessário realizar um novo exame ou até mesmo outra vacina. O exame demora aproximadamente 30 dias para ficar pronto devido a alta demanda.
ATESTADO DE SAÚDE
Após sair o resultado da sorologia você deverá solicitar ao médico veterinário inscrito no CRMV-UF a emissão do atestado de saúde no modelo do Ministério da Agricultura (MAPA) e emitido no máximo 7 dias antes da viagem.
CERTIFICADO VETERINÁRIO INTERNACIONAL (CVI)
O Certificado Veterinário Internacional deve ser emitido, no máximo, 10 dias antes do seu pet desembarcar na Itália, portanto, você deverá se programar.
Para a solicitação do CVI deverá agendar um dia com o Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). O agendamento deve ser feito com antecedência de 30 dias e no dia deve ser apresentado os seguintes documentos (original e cópia):
- Requerimento de Fiscalização para Animais de Companhia, preenchido e assinado;
- Carteira de Vacinação;
- Documento de comprovação da aplicação do microchip;
- Sorologia antirrábica.
PRAZO
Para providenciar toda a documentação demora cerca de 5 meses. Sendo assim, faça com antecedência para não correr o risco de não conseguir viajar com pet.
CUSTOS
Documentação
O custo para emitir toda essa documentação fica aproximadamente R$ 1.500, mas, o valor varia bastante de cidade para cidade.
Taxa da Companhia Aérea
Existem duas formas de viajar com pet e tudo vai depender do peso e do tamanho dele. Geralmente, o peso máximo que é permitido pelas companhias aéreas para viajar na cabine é até 7 kg. Entretanto, se o peso do seu pet for maior ele precisará viajar no porão do avião.
As exigências variam um pouco de acordo com a companhia aérea, portanto, é fundamental além de entrar no site, entrar em contato com a empresa conferindo os valores e procedimentos.
Para exemplificar, veja as especificações e taxas das companhias aéreas Alitalia, Latam e Airportugal:
A companhia aérea Alitalia cobra uma taxa de USD$ 225 para viajar com o pet na cabine e USD$ 225 para viajar com o animal de estimação despachado. A Alitalia tem as seguintes exigências de peso: Na cabine é até 10 kg incluindo a caixa para transporte e a comida. No porão é até 75 kg incluindo Kennel (caixa de transporte) e a comida.
Já a Latam tem as seguintes exigências de peso: Na cabine é até 7 kg incluindo a caixa para transporte e a comida e no porão é até 45 kg incluindo Kennel e a comida. Os valores das taxas são: USD$ 150 para peso total de 0 a 23 kg, USD$ 225 para peso total de 24 a 32 kg e USD$ 300 para peso total de 33 a 45 kg.
Por fim, a Airportugal permite viajar na cabine com a condição de peso máximo total (animal + caixa de transporte) por USD$ 185. Para viajar com pet no porão a taxa é de USD$ 282 para peso total até 32 kg e USD$ 367 para peso total entre 32 e 45 kg.
Caixa de Transporte
Além do custo da documentação e da taxa de transporte, há também o custo da caixa de transporte que você deverá comprar. O valor da caixa de transporte varia de acordo o tipo (macia ou rígida, rodas, trava) e tamanho. Cada companhia aérea tem suas próprias exigências para as caixas de transporte. Clicando no nome no tópico acima você será direcionado para a página onde tem todas as especificações.
CÃES E GATOS BRAQUICEFÁLICOS
As raças braquicefálicas ou de focinho achatado são especialmente suscetíveis a estresse e à temperatura. Devido a esses problemas, existe o risco de morte para esses animais em viagens de avião. Alguns exemplos de raças são: o pug, boxer, yorkshire terrier, bulldog, chow-chow, shih-tzu, gato persa e muitos outros.
A Alitalia sugere avaliar cuidadosamente a saúde do animal e, avaliar os riscos associados a este tipo de transporte, portanto, é interessante entrar em contato com a companhia se o seu pet fizer parte desse grupo.
A Latam não permite o transporte de algumas raças de cachorros e gatos braquicefálicos e/ou considerados perigosos.
Quanto a Airportugal, a companhia permite viajar desde que cumpra as regras para viajar na cabine. Se o animal ultrapassar as dimensões e/ou peso permitidos para viajar na cabine, o mesmo não poderá viajar no porão por não garantir as condições necessárias ao bem-estar do seu animal.
CHEGANDO NA ITÁLIA
Esse procedimento é para quem for morar e fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana na Itália.
Depois de chegar na Itália, você deverá procurar a Anagrafe Animali d’Affezione para fazer o registro do seu animal de estimação na Itália por 8 euros. Esse procedimento é obrigatório de acordo com a legislação italiana (lei n. 281 de 1991). Se não fizer o registro você ficará sujeito a penalização com uma multa de 200 euros. Nesse setor farão o cadastro do seu pet com o número do chip, seus dados, endereço e situação de saúde.
OBSERVAÇÕES
É essencial respeitar a ordem e prazo apresentado, pois caso contrário, eles podem não autorizar você viajar com pet.
Sempre tenha com você os documentos: o CVI, a carteira de vacinação, o certificado do chip e o atestado de saúde do pet. Pois, desembarcando na Itália você precisará apresentar eles.
Não deixe de entrar em contato com a companhia aérea para conferir as informações do site, desde a documentação até a caixa de transporte.