Como viajar com PET para Itália

Viajar com pet para Itália

Como viajar com PET para Itália

Neste post iremos mostrar todo o passo a passo necessário para viajar com pet para a Itália. Se você vai reconhecer a cidadania italiana e/ou se mudar para a Itália, saiba que você pode levar seu bichinho de estimação. Para isso, basta cumprir as exigências da Itália e da companhia aérea.

Esse passo a passo é para cachorros, gatos e furões. Para os demais animais são necessários outros procedimentos.

Requisitos para viajar com pet para Itália

  • O animal deve ter mais de três meses de vida
  • Ter um microchip subcutâneo  
  • Estar bem de saúde e com a vacinação em dia
  • Exame sorológico antirrábica com resultados favoráveis
  • Certificado Veterinário Internacional (CVI) (antigamente era o CZI)
  • Ter o peso máximo 75kg
  • Atestado de Saúde

Algumas raças caninas consideradas mais agressivas podem ser barradas pelas companhias aéreas e por alguns países europeus.

Passo a passo para viajar com pet para Itália

MICROCHIP

Primeiramente, você precisa providenciar a inserção de um microchip por um veterinário apto seguindo os padrões normativos ISO 11784 e ISO 11785.

O processo de inserção do chip é bem simples e rápido, isto é, o bichinho não sofre. Após inserir, você receberá o certificado e dados do chip.

VACINA ANTIRRÁBICA

Depois de aplicado o microchip, é chegada a hora da vacina antirrábica. É necessário que a vacina seja aplicada apenas após o microchip.

A aplicação do microchip e da vacina antirrábica pode ser feita no mesmo dia, desde que o chip seja aplicado primeiro.

SOROLOGIA EM UM LABORATÓRIO CREDENCIADO

O próximo passo é solicitar para o veterinário coletar uma amostra de sangue para exame de sorologia para raiva e enviar para um laboratório credenciado pela União Europeia (EU) para análise.

Atenção, é fundamental esperar pelo menos 30 dias depois da vacina para a coleta do sangue para realização do exame e, além disso, deve ser feito no mínimo 90 dias antes da viagem.

Atualmente, são aceitos pela UE os seguintes laboratórios do Brasil:

Instituto Pasteur
Endereço: Avenida Paulista, 393, Cerqueira César
São Paulo – SP
CEP: 01311-000
Telefone: (11) 3145-3145
E-mail: [email protected]

Instituto de Tecnologia do Paraná
Endereço: Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775
CEP: 81350-010
Curitiba – PR
Telefone: (41) 3316-3000 / (41) 2104-3000

TECSA Laboratórios
Endereço: Avenida do Contorno, 6226, Bairro Funcionários
CEP: 30110-042
Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 3281-0500
E-mail: [email protected]

Núcleo de Pesquisas em Raiva (Laboratório de Virologia Clínica e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas)
Endereço: Av. Universidade de São Paulo Prof. Lineu Prestes, 1374, sala 225
CEP: 05508-000
São Paulo – SP
Telefone: (11) 99158 – 8311
E-mail: [email protected]

O resultado da sorologia deverá ser igual ou superior a 0,5 UI/ml de anticorpos. Se o resultado abaixo, é necessário realizar um novo exame ou até mesmo outra vacina. O exame demora aproximadamente 30 dias para ficar pronto devido a alta demanda.

ATESTADO DE SAÚDE

Após sair o resultado da sorologia você deverá solicitar ao médico veterinário inscrito no CRMV-UF a emissão do atestado de saúde no modelo do Ministério da Agricultura (MAPA) e emitido no máximo 7 dias antes da viagem.

CERTIFICADO VETERINÁRIO INTERNACIONAL (CVI)

O Certificado Veterinário Internacional deve ser emitido, no máximo, 10 dias antes do seu pet desembarcar na Itália, portanto, você deverá se programar.

Para a solicitação do CVI deverá agendar um dia com o Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). O agendamento deve ser feito com antecedência de 30 dias e no dia deve ser apresentado os seguintes documentos (original e cópia):

  • Carteira de Vacinação;
  • Documento de comprovação da aplicação do microchip;
  • Sorologia antirrábica.

PRAZO

Para providenciar toda a documentação demora cerca de 5 meses. Sendo assim, faça com antecedência para não correr o risco de não conseguir viajar com pet.

CUSTOS

Documentação

O custo para emitir toda essa documentação fica aproximadamente R$ 1.500, mas, o valor varia bastante de cidade para cidade.

Taxa da Companhia Aérea

Existem duas formas de viajar com pet e tudo vai depender do peso e do tamanho dele. Geralmente, o peso máximo que é permitido pelas companhias aéreas para viajar na cabine é até 7 kg. Entretanto, se o peso do seu pet for maior ele precisará viajar no porão do avião.

As exigências variam um pouco de acordo com a companhia aérea, portanto, é fundamental além de entrar no site, entrar em contato com a empresa conferindo os valores e procedimentos.

Para exemplificar, veja as especificações e taxas das companhias aéreas Alitalia, Latam e Airportugal:

A companhia aérea Alitalia cobra uma taxa de USD$ 225 para viajar com o pet na cabine e USD$ 225 para viajar com o animal de estimação despachado. A Alitalia tem as seguintes exigências de peso: Na cabine é até 10 kg incluindo a caixa para transporte e a comida. No porão é até 75 kg incluindo Kennel (caixa de transporte) e a comida.

Já a Latam tem as seguintes exigências de peso: Na cabine é até 7 kg incluindo a caixa para transporte e a comida e no porão é até 45 kg incluindo Kennel e a comida. Os valores das taxas são: USD$ 150 para peso total de 0 a 23 kg, USD$ 225 para peso total de 24 a 32 kg e USD$ 300 para peso total de 33 a 45 kg.

Por fim, a Airportugal permite viajar na cabine com a condição de peso máximo total (animal + caixa de transporte) por USD$ 185. Para viajar com pet no porão a taxa é de USD$ 282 para peso total até 32 kg e USD$ 367 para peso total entre 32 e 45 kg.

Caixa de Transporte

Além do custo da documentação e da taxa de transporte, há também o custo da caixa de transporte que você deverá comprar. O valor da caixa de transporte varia de acordo o tipo (macia ou rígida, rodas, trava) e tamanho. Cada companhia aérea tem suas próprias exigências para as caixas de transporte. Clicando no nome no tópico acima você será direcionado para a página onde tem todas as especificações.

CÃES E GATOS BRAQUICEFÁLICOS

As raças braquicefálicas ou de focinho achatado são especialmente suscetíveis a estresse e à temperatura. Devido a esses problemas, existe o risco de morte para esses animais em viagens de avião. Alguns exemplos de raças são: o pug, boxer, yorkshire terrier, bulldog, chow-chow, shih-tzu, gato persa e muitos outros.

A Alitalia sugere avaliar cuidadosamente a saúde do animal e, avaliar os riscos associados a este tipo de transporte, portanto, é interessante entrar em contato com a companhia se o seu pet fizer parte desse grupo.

A Latam não permite o transporte de algumas raças de cachorros e gatos braquicefálicos e/ou considerados perigosos.

Quanto a Airportugal, a companhia permite viajar desde que cumpra as regras para viajar na cabine. Se o animal ultrapassar as dimensões e/ou peso permitidos para viajar na cabine, o mesmo não poderá viajar no porão por não garantir as condições necessárias ao bem-estar do seu animal.

CHEGANDO NA ITÁLIA

Esse procedimento é para quem for morar e fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana na Itália.

Depois de chegar na Itália, você deverá procurar a Anagrafe Animali d’Affezione para fazer o registro do seu animal de estimação na Itália por 8 euros. Esse procedimento é obrigatório de acordo com a legislação italiana (lei n. 281 de 1991). Se não fizer o registro você ficará sujeito a penalização com uma multa de 200 euros. Nesse setor farão o cadastro do seu pet com o número do chip, seus dados, endereço e situação de saúde.

OBSERVAÇÕES

É essencial respeitar a ordem e prazo apresentado, pois caso contrário, eles podem não autorizar você viajar com pet.

Sempre tenha com você os documentos: o CVI, a carteira de vacinação, o certificado do chip e o atestado de saúde do pet. Pois, desembarcando na Itália você precisará apresentar eles.

Não deixe de entrar em contato com a companhia aérea para conferir as informações do site, desde a documentação até a caixa de transporte.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Reset password

Recover your password

A password reset link will be e-mailed to you.

Back to