Na Itália, o ano letivo inicia em Setembro e encerra em Junho. As escolas públicas têm ensino de ótima qualidade e a maioria das escolas privadas são para alunos que necessitam de um acompanhamento especial. Todos que possuem residência fixa têm direito ao ensino, seja cidadão italiano ou não.
Para crianças a partir 2 anos e meio até 5 anos. Por não ser obrigatória e possuir poucas vagas, algumas comunis priorizam famílias que não podem pagar escola particular e pais que trabalhem fora.
A escola Secundária é divida em duas etapas, I Grado e II Grado e entre elas há uma prova de apitidão para avançar a etapa. Nesse período, além das matérias obrigatórias, os alunos têm direito a atividades extracurriculares, em diversas áreas, preparatório para a careiras.
Para ingressar no ensino superior, precisam fazer Esame d`Estato, semelhante ao nosso ENEM, nem todos os cursos possuem vestibular (Prove nazionali di ammissione al cordi ad accesso), sendo utilizado e apenas em alguns cursos com maiores concorrência, como medicina, pedagogia, etc.