Logo fraternidade Italiana

Permissão Internacional para Dirigir (PID)

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é um documento essencial para você dirigir legalmente em 130 países. Descubra quanto custa, como e onde emitir.
Permissão Internacional para Dirigir na Itália PID
Permissão Internacional para Dirigir na Itália PID

Se você pretende viajar para a Itália para conhecer esse país incrível e/ou para fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana, recomendo que você providencie uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) e a Tradução Juramentada da sua CNH.

De acordo com a legislação de trânsito italiana, o estrangeiro de um país que não faz parte da União Europeia e que não reside na Itália, pode dirigir em solo italiano desde que tenham os seguintes documentos:

  • Carteira de motorista do país de origem;
  • Uma tradução juramentada para o idioma italiano;
  • Uma Permissão Internacional para Dirigir.

A Permissão internacional para dirigir, é documento necessário para o motorista brasileiro dirigir legalmente nos países signatários da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário (aproximadamente 130 países).

A tradução é feita para sete idiomas, sendo eles: alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.

Por não ser traduzida para o idioma italiano é recomendado também providenciar a Tradução Juramentada da Permissão Internacional para Dirigir. Pelo fato de a PID estar em outra língua, pode ser que algum oficial de trânsito não familiarizado com a situação e essa legislação recuse o documento, causando muita dor de cabeça.

A penalidade para quem é pego dirigindo na Itália sem a PID ou a tradução juramentada da CNH pode variar. O motorista está sujeito à apreensão do veículo e, além disso, uma multa que varia entre 400 e 1800 euros.

COMO E ONDE FAZER A PID

Para solicitar sua Permissão Internacional para Dirigir é necessário que seja no Detran do estado que emitiu a sua carteira de motorista. O processo de solicitação, agendamento e emissão da PID varia de acordo com o estado.

Entretanto, em todos eles são exigidos a CNH válida e o pagamento da taxa. Alguns exigem também o CPF e comprovante de residência.

Em alguns estados você solicita pela internet e recebe pelos correios, outros é necessário, pelo Site do Detran ou pelo telefone, fazer o agendamento do dia de entrega dos documentos exigidos e então fazer a solicitação.

A Permissão Internacional para Dirigir fica pronta entre 24 horas e dez dias.

Para saber mais sobre como solicitar a PID no seu estado clique, no tópico a seguir, no nome do seu estado que irá direcionar para a página do Detran.

QUANTO CUSTA A PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR

O valor para emitir a Permissão Internacional para Dirigir variam bastante de estado para estado. A taxa é determinada pelo Detran estadual. Sendo assim, os valores atuais (2021) da PID de cada estado são:

VALIDADE

A PID tem validade máxima de 3 anos, entretanto, se a sua CNH vencer antes desse prazo, a validade da PID será a mesma da sua CNH.

OBSERVAÇÕES

  • Sempre tenha com você a CNH e a Permissão Internacional para Dirigir, pois, a PID não é um documento válido sem a CNH.
  • Para sua segurança e evitar contratempos ande sempre também com seu Passaporte e a Tradução Juramentada da sua CNH.
  • Permissão Internacional para Dirigir não é a mesma coisa que Carteira de Habilitação Estrangeira, são dois documentos diferentes.

LEIA TAMBÉM

Chip para celular na Itália

Descubra como e onde comprar um chip para celular na Itália e quais são as principais operadoras. Há também outras opções como o chip internacional.

Leia mais »