VIAGENS PARA OUTROS PAÍSES
Uma das maiores vantagens da cidadania italiana é a facilidade no acesso a outros países, menos burocracia e até mesmo um gasto menor se comparado ao tirar visto no Brasil. Além disso, não será necessário enfrentar aquelas filas enormes da imigração que têm nos aeroportos.
De acordo com o ranking Henley Passport Index o passaporte italiano permite o acesso a 188 países sem precisar de um visto de turismo, ficando em 4º lugar comparado com todos os países do mundo em 2021.
Não é necessário nenhum visto americano para entrar nos EUA como turista. Portanto, para viajar ao Estados Unidos, basta ter o passaporte italiano eletrônico e fazer o Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA).
Para obter o ESTA é bem simples, uma vez que, basta pagar uma taxa e preencher um formulário online. O prazo do visto de turista é de 90 dias, e após aprovado, é válido por 2 anos ou até a validade do seu passaporte.
Para o Canadá é bastante semelhante, só que a autorização online é o ETA Autorização Eletrônica de Viagem. Após aprovado, o ETA possui uma validade de 5 anos ou até que o passaporte perder a validade.
TRABALHAR E MORAR NA EUROPA
Uma das vantagens da cidadania italiana que mais se destaca é o fato de ter o direito de morar e trabalhar legalmente nos países participantes do Tratado Schengen e da União Europeia, com todos os direitos trabalhistas de um cidadão europeu.
Isto é, não haverá preocupação com visto, autorização especial ou carga horária trabalhada.
TRABALHAR NA AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA
Existe um visto chamado Working Holiday Visa. Ele é concedido pelo governo Australiano aos cidadãos europeus entre 18 e 30 anos permitindo que morem e trabalharem na Austrália por até 12 meses com possibilidade de prorrogação.
Além disso, durante o período do visto, ainda é possível entrar e sair do país quantas vezes quiser.
Assim como a Austrália, a Nova Zelândia também tem oferecido muitas opções de trabalhos e estudos para cidadãos europeus.
ESTUDAR NA EUROPA
Com a cidadania italiana é possível estudar nas melhores escolas e universidades da Europa com mensalidades muito menores.
Dessa maneira, há uma facilidade de acesso vale para todo tipo de escolaridade, inclusive graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e programas de bolsas de estudos.
Enquanto que para estrangeiros as taxas pagas nas universidades são muito mais altas, sem falar na burocracia para conseguir e o número limitado de vagas.
SAÚDE PÚBLICA ITALIANA
O sistema de saúde da Itália é considerado um dos melhores do mundo. Com a cidadania você tem direito ao Sistema Sanitario Nazionale e ao cartão de saúde Tessera Europea di Assicurazione Malattia, mais conhecido como Tessera, permitindo assistência médica em todos os países da União Europeia.
Sendo assim, a saúde é considerada uma das vantagens da cidadania italiana não só pela qualidade, mas, também, devido à acessibilidade. Se você tiver algum problema de saúde, receberá o tratamento de graça ou com pequena taxa.
Saiba mais sobre o sistema de saúde da Itália
FILHOS COM CIDADANIA ITALIANA
Em resumo, se você reconhecer a sua cidadania italiana, seus filhos e demais descendentes poderão fazer o processo de reconhecimento com muito mais facilidade, simplicidade e rapidez.
APOSENTADORIA NA ITÁLIA
Por fim, outra grande vantagem é a aposentadoria por idade na Itália. Para ter direito a esse benefício, você precisa contribuir com a previdência social italiana e atender algumas exigências impostas, como por exemplo idade mínima e tempo de contribuição.
Aliás, existe um acordo entre as previdências do Brasil e da Itália. Nesse acordo, um brasileiro pode se aposentar na Itália somando o tempo de contribuição nos dois países. Ou seja, tempo de contribuição no INSS não será perdido e você poderá ter sua aposentadoria na Itália.