Logo fraternidade Italiana

Permesso di Soggiorno in Attesa di Cittadinanza

Descubra o que é e quem pode usar a permissão Permesso di Soggiorno in Attesa di Cittadinanza. Permissão usada para permanecer na Itália.
Mapa mundial com uma lupa dando zoom na itália
Mapa mundial com uma lupa dando zoom na itália

Ao passo que você vai lendo sobre como conseguir sua cidadania italiana na Itália, vai percebendo que às vezes pode acontecer alguns imprevistos. Como por exemplo: atraso do consulado italiano para emitir a Non Rinuncia, visita do vigile urbano, entre outros.

Como resultado, o Estado Italiano no art. 11, primeiro parágrafo, letra c do Decreto Presidencial 394/1999 dispõe que o estrangeiro que já possuía outra autorização pode continuar a residir legalmente no território do Estado enquanto se aguarda a concessão da nacionalidade até a conclusão do processo de naturalização.

Essa permissão se chama Permesso di Soggiorno in Attesa di Cittadinanza

Ou seja, é a permissão de residência para as pessoas que então esperando o término do processo de reconhecimento da cidadania por descendência.

Além disso, vale ressaltar que ela não é obrigatória para adquirir a cidadania, só na situação de atraso do processo de cidadania. Isto é, não foi finalizado no prazo de 90 dias que você tem direito de ficar no país (visto turista). Então, você solicita o permesso antes de completar os 3 meses.

Além do Permesso de Soggiorno in Attesa Cittadinanza existem outros tipos, como por exemplo:

  • Per motivi di studio e formazione: para estudos.
  • Motivi di lavoro: para trabalho.
  • Per minori: para menores de idade.
  • Per cure mediche: para tratamento médico.
  • Permesso CE per soggiornanti di lungo período: para residentes de longa duração.
  • Per ricerca scientifica: para pesquisa científica.

Contudo, cada uma dessas permissões tem exigências e períodos diferentes.

Aliás, uma das dúvidas mais frequentes sobre a permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza é se é permitido trabalhar. Infelizmente a legislação não permite nem com o visto de turista, nem com o permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza.

Entretanto, algumas pessoas trabalham informalmente, conhecido como trabalho in nero. Mas, não é permitido na Itália.

Aprenda como solicitar e preencher o formulário do pedido do Permesso de Soggiorno in Attesa Cittadinanza.

LEIA TAMBÉM

Chip para celular na Itália

Descubra como e onde comprar um chip para celular na Itália e quais são as principais operadoras. Há também outras opções como o chip internacional.

Leia mais »