Ao passo que você vai lendo sobre como conseguir sua cidadania italiana na Itália, vai percebendo que às vezes pode acontecer alguns imprevistos. Como por exemplo: atraso do consulado italiano para emitir a Non Rinuncia, visita do vigile urbano, entre outros.
Como resultado, o Estado Italiano no art. 11, primeiro parágrafo, letra c do Decreto Presidencial 394/1999 dispõe que o estrangeiro que já possuía outra autorização pode continuar a residir legalmente no território do Estado enquanto se aguarda a concessão da nacionalidade até a conclusão do processo de naturalização.
Essa permissão se chama Permesso di Soggiorno in Attesa di Cittadinanza
Ou seja, é a permissão de residência para as pessoas que então esperando o término do processo de reconhecimento da cidadania por descendência.
Além disso, vale ressaltar que ela não é obrigatória para adquirir a cidadania, só na situação de atraso do processo de cidadania. Isto é, não foi finalizado no prazo de 90 dias que você tem direito de ficar no país (visto turista). Então, você solicita o permesso antes de completar os 3 meses.
Além do Permesso de Soggiorno in Attesa Cittadinanza existem outros tipos, como por exemplo:
- Per motivi di studio e formazione: para estudos.
- Motivi di lavoro: para trabalho.
- Per minori: para menores de idade.
- Per cure mediche: para tratamento médico.
- Permesso CE per soggiornanti di lungo período: para residentes de longa duração.
- Per ricerca scientifica: para pesquisa científica.
Contudo, cada uma dessas permissões tem exigências e períodos diferentes.
Aliás, uma das dúvidas mais frequentes sobre a permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza é se é permitido trabalhar. Infelizmente a legislação não permite nem com o visto de turista, nem com o permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza.
Entretanto, algumas pessoas trabalham informalmente, conhecido como trabalho in nero. Mas, não é permitido na Itália.
Aprenda como solicitar e preencher o formulário do pedido do Permesso de Soggiorno in Attesa Cittadinanza.