Carta d’Identità para residentes no exterior

Cidadãos Italianos residentes no Brasil podem emitir carta d'identità

Carta d’Identità para residentes no exterior

Em resumo, carta d’identità é a carteira de identidade italiana. Apesar de existirem muitas páginas e vídeos dizendo que só é possível emitir quem reside na Itália, isso não é verdade.

Sendo assim, nesse artigo será abordado como é possível um ítalo-brasileiro residente no exterior emitir o documento.

No exterior, a carta d’identità eletrônica (CIE) é emitida apenas pelas repartições consulares dos países que fazem parte da União Europeia e pelos seguintes países: Suíça, Noruega, Mônaco, San Marino e Cidade do Vaticano.

Só que para emitir nesses países é necessário residir e estar inscrito no registro AIRE dessas repartições consulares.

Agora, quanto aos brasileiros que fizeram o processo de cidadania italiana no Brasil e querem ter o documento, só podem emitir a versão em papel, chamada de carta d’identità cartacea (CIC).

Para isso, é feito o agendamento no comune de inscrição AIRE, isto é, no comune do ascendente italiano. Então, o cidadão deverá comparecer no órgão responsável na Itália no dia agendado.

O agendamento deve ser feito no consulado em que o cidadão ítalo-brasileiro está registrado (AIRE). Assim, o consulado italiano envia uma solicitação de “nulla osta” (declaração de ausência de impedimentos) ao Comune competente.

Entretanto, infelizmente, a carteira de identidade eletrônica ainda não é emitida para residentes no exterior.

COMO SOLICITAR A CARTA D’IDENTITÀ

O pedido pode ser apresentado pessoalmente na repartição consular competente do território em que você reside ou por correio.

  • Formulário de pedido da carteira de identidade, devidamente preenchido e assinado;
  • Passaporte;
  • 4 fotos 3×4 recentes e idênticas
  • Recibo de pagamento da taxa de emissão

O custo do documento é de 5,61 euros em caso de primeira liberação ou renovação.

Dessa forma, para ter acesso ao formulário necessário e mais informações, entre no site do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional.

O ideal é entrar em contato com o consulado italiano em que está registrado e confirmar os documentos e procedimentos necessários.

Se você fez o processo de reconhecimento da cidadania italiana na Itália, você pode emitir a CIE enquanto reside no comune, para saber como emitir clique aqui.

Tags ,
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Reset password

Recover your password

A password reset link will be e-mailed to you.

Back to