Fim da cidadania italiana em 2021: Fake News

Boatos sobre o fim da cidadania italiana

Fim da cidadania italiana em 2021: Fake News

Há mais de 5 anos surge pelo menos uma vez por ano o boato sobre o fim da cidadania italiana.

O último boato ocorreu depois do surgimento do projeto de lei proposto pela deputada Elisa Siragusa do partido Movimento 5 Estrelas. Esse projeto de lei visa a modificar a Lei 91/1992, para que a transmissão da cidadania italiana por iure sanguinis passe a valer apenas para a primeira geração, ou seja, apenas para os filhos.

Além disso, saiu em alguns jornais, matérias sobre o impacto da redução parlamentar italiana para quem quer requerer a cidadania italiana com a opinião de advogados e assessores.

A partir de tudo isso, misturaram as notícias dizendo que o parlamento italiano está estudando reduzir os direitos da cidadania italiana na Itália e que em breve será o fim da cidadania italiana. Entretanto, são notícias que não tem nada a ver uma com a outra e a redução parlamentar não causará o fim da cidadania italiana.

Entretanto, a deputada Elisa Siragusa realmente elaborou esse projeto de lei, mas, de forma bem resumida para você ter uma noção, primeiramente esse projeto precisa ser aprovado pelo próprio gabinete do partido. Depois disso, em uma comissão esse projeto de lei é apresentado ao Parlamento, o qual precisa ser convencido da sua importância e necessidade da aprovação. SE ele for aprovado, geralmente o Parlamento solicita algumas mudanças no projeto, e então, o projeto de lei é refeito e precisa novamente ser aprovado pelo partido para depois novamente realizar uma comissão para convencer e ter aprovação do Parlamento.

Ou seja, é um processo bem demorado, leva meses ou anos para um projeto de lei ser aprovado e, por ser um tema que tem relação com a Constituição é ainda mais complexo e demorado. Sem falar que, acabar com a cidadania italiana está totalmente fora das prioridades dos italianos, havendo problemas muito mais urgentes para serem resolvidos, ainda mais com a pandemia do COVID-19.

Portanto, não se desespere ao ver essas notícias e não passe para frente se não tiver certeza. Muitas empresas ou pessoas que prestam consultoria espalham essas Fake News a fim de apressar quem está planejando requerer a cidadania italiana e vender seus serviços.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Reset password

Recover your password

A password reset link will be e-mailed to you.

Back to