Como abrir uma conta bancária na Itália?

Abrir uma conta bancária na Itália

Como abrir uma conta bancária na Itália?

Neste artigo serão abordados os principais bancos da Itália, quais critérios são importantes na hora de escolher o seu banco e como faz para abrir uma conta bancária na Itália.

Os bancos da Itália têm algumas diferenças comparando com os bancos do Brasil. Como por exemplo, as transações bancárias na Itália são todas registradas e, além disso, não é muito comum fazer um depósito, os italianos são mais acostumados a fazer transferências online.

Outra diferença é que você pode sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico, independente se é da sua agência ou não. Normalmente o saque é gratuito, mas, alguns bancos cobram uma pequena taxa e outros permitem um limite de vezes de saque gratuito.

Geralmente os bancos na Itália te dão apenas um cartão de débito e não de crédito. Para ter o cartão de crédito tem que pagar uma taxa e em diversos bancos você precisa cumprir diversos requisitos.

PRINCIPAIS BANCOS DA ITÁLIA

A seguir será listado os bancos mais famosos e que têm mais clientes na Itália. Para saber mais detalhes sobre o banco e ofertas basta clicar no nome dele.

Banca Nazionale del Lavoro

O Banca Nazionale del Lavoro (BNL) possibilita abrir um conta gratuitamente, sem taxa mensal para quem tem menos de 30 anos. Outro recurso interessante é o programa de recompensas de fidelidade, no qual o cliente recebe desconto de taxas e recebe cashback pela compra de certos produtos. O BNL tem uma grande quantia de agências e caixas eletrônicos.

CheBanca

O CheBanca é um banco digital inaugurado em 2008 que oferece muitas opções para as mais diferentes necessidades dos seus clientes. Ele tem uma plataforma digital na qual é possível realizar todas as operações e tem também agências em todo o país para quem prefere os meios mais tradicionais.

Deutsche Bank Italia

Deutsche Bank foi fundado na Alemanha, no entanto, atua fortemente na Itália (seu segundo maior mercado). Ele oferece muitas opções relacionadas a negócios e, além disso, opções de contas, investimentos, seguros, conta digital, empréstimos, hipotecas e aposentadoria.

Fineco

Fineco é um banco 100% digital e foi fundado em 1999. Ele oferece saque gratuito acima de 99 euros e pode ser feito em qualquer caixa da Unicredit, ou seja, toda a Itália. Não é cobrada nenhuma taxa para transferências na Itália e, além disso, é possível transferir dinheiro a 250 países e mais de 20 moedas diferentes.

Intesa Sanpaolo

O Intesa Sanpaolo é um banco bastante forte na Itália, tem muitas agências físicas e caixas eletrônicos. Por uma pequena taxa oferece diversos tipos de contas para jovens, família, empresas e até adolescentes. Oferece também seguros, empréstimos e investimentos.

Monte dei Paschi di Siena

Monte dei Paschi di Siena é o banco mais antigo do mundo, fundado em 1472. Ele oferece por uma pequena taxa mensal algumas possibilidades de contas que você pode personalizar e montar de uma forma que atenda todas suas necessidades. É uma boa opção para quem quer uma agência física.

N26

É um dos bancos digitais mais famoso da Europa, é alemão e se assemelha bastante com o Nubank do Brasil. Ele oferece muita praticidade, taxas baixas e comodidade, já que tudo é feito pelo aplicativo no celular.

Recentemente, em janeiro de 2021, o N26 obteve aprovação do Banco Central para atuar no Brasil. Ainda não tem como abrir a conta no Brasil, mas, você pode entrar na lista de espera clicando aqui.

Existem 4 tipos de contas no N26: a Standard, Smart, You e Metal. A Standard não tem nenhuma taxa de manutenção e é gratuita, as demais contas oferecem diversas vantagens, mas é cobrada uma taxa mensal. N26 é uma ótima opção para os ítalo-brasileiros que querem abrir um conta bancária na Itália e poder conhecer e explorar a Europa.

Poste Italiane

O Poste Italiane é como se fosse o Correios no Brasil, só que além de tudo é um banco e tem agência por toda a Itália. Para abrir a conta é gratuito, bem fácil e prático. Existe opções de contas para jovens, famílias e aposentados com taxas bem baixas. É possível abrir a conta pela agência física ou pelo aplicativo.

Unicredit

O Unicredit é um dos bancos com a melhor reputação dentro da Itália. Há uma grande disponibilidade de agência física e caixas eletrônicos por toda a Itália. Atualmente está com uma promoção que se abrir a conta corrente, fica isento da taxa de manutenção (3 euros) e de emissão do cartão (7 euros).

COMO ABRIR UMA CONTA BANCÁRIA NA ITÁLIA

Depois de escolher qual será o seu banco, o processo para abrir a conta bancária na Itália é muito simples.

Basta você ir em uma agência com os documentos exigidos ou, se o banco disponibilizar, abrir a conta rapidinho no próprio site e aplicativo. Os documentos exigidos para fazer o cadastro normalmente são:

Alguns bancos exigem um depósito para abrir a conta, geralmente é um valor bem baixo entre 5 e 10 euros.

Para abrir conta em bancos digitais como por exemplo o N26, CheBanca e o Fineco você precisará primeiramente se cadastrar no site do banco desejado. Em seguida, baixar o aplicativo no seu celular e fazer o passo-a-passo instruído, sendo que, um desses passos será tirar fotos dos seus documentos.

Alguns bancos fazem chamada por vídeo para confirmar a sua identidade, para outros basta uma selfie. Finalizado e confirmado o seu cadastro eles vão enviar o cartão e assim que chegar você poderá ativar a sua conta com o código do cartão.

CRITÉRIOS PARA ABRIR UMA CONTA BANCÁRIA NA ITÁLIA

Existem muitos bancos bons na Itália, mas, o que você deve levar em conta quando for escolher é qual deles atende mais as suas necessidades. Para te ajudar a decidir qual é o mais adequado para você precisará fazer sua pesquisa.

Alguns critérios que podem fazer diferença na escolha do banco, são:

Tipo de conta: Conta salário, estudante, aposentado, família. Tudo vai depender para que você quer uma conta, se é apenas para fazer o mercado, se é para receber o seu salário, apenas ter o cartão.

Custo Mensal: Normalmente as taxas são baixas e, inclusive, alguns bancos nem cobram.

Transferências e Depósitos: Algumas contas disponibiliza uma quantidade limite por mês de depósito e transferências, é muito importante se atentar a isso.

Acessibilidade: Alguns bancos têm agências que ficam abertas 4 horas por dia, enquanto outras ficam abertas 8 horas.

Como alguns bancos são regionais, pode ser que saindo daquela região você não tenha acesso a uma agência. Mas, existem alguns bancos que têm agências pelo país todo, como por exemplo o Banco Posta Italiane e Unicredit.

Importante abrir a conta em um banco que tenha aplicativo para você efetuar as principais operações bancárias do seu celular.

Caso você queira saber como faz para transferir seu dinheiro do Brasil para sua conta bancária na Itália, sem pagar taxas absurdas, leia o artigo: Wise e Remessa Online: como transferir dinheiro para o exterior.

Tags , ,
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Reset password

Recover your password

A password reset link will be e-mailed to you.

Back to