Devo fazer sozinho ou contratar assessoria para cidadania italiana?

Fazer o processo sozinho ou contratar assessoria para cidadania italiana

Devo fazer sozinho ou contratar assessoria para cidadania italiana?

Uma das principais questões que surgem no planejamento é se seria mais vantajoso fazer sozinho ou contratar uma assessoria para cidadania italiana. Não existe uma só resposta para essa pergunta por diversos motivos, os quais iremos falar sobre.

IDIOMA

Não falar italiano não é um impedimento para conseguir a cidadania italiana, porém, é um fator que pesa muito se você quer fazer o procedimento sozinho. Muitas pessoas foram para a Itália para fazer o reconhecimento sozinhos sem saber fala italiano e conseguiram, mas, penaram muito. Portanto, se você pensa em fazer sozinho, aconselho que estude e saiba pelo menos o básico do idioma e não deixe para estudar só quando estiver lá.

Esse preparo é muito importante para fazer os procedimentos necessários no comune, conseguir um lugar para alugar e, além disso, conseguir entender todas as fases do processo.

Muitas pessoas contratam assessoria para cidadania italiana por não falar italiano e por não ter tempo para aprender. A assessoria intermedia tudo, providencia a moradia para você, acompanha em todas as etapas e lugares necessários, traduzindo todos os documentos e comunicações que envolvem o processo.

ECONOMIA

A economia com gastos é o principal fator que faz as pessoas optarem por fazer o processo de reconhecimento sem assessoria.

Os valores da assessoria variam geralmente entre 3.000 e 5.000 euros, dependendo muito da região da Itália, se está incluso moradia, documentos, entra outras despesas.

Dependendo do caso, se você for fazer sozinho e ficar contratando serviços a parte, como por exemplo busca por documentos e traduções, o custo do processo fazendo sozinho e com assessor pode acabar saindo praticamente o mesmo valor.

TEMPO

Se você quer fazer o processo de cidadania italiana o mais rápido possível e já partir para outro país ou voltar para o Brasil, há mais garantia fazendo o processo com assessoria para cidadania italiana.

Contudo, sem assessoria é melhor se você planeja se mudar e viver na Itália ou ficar um prazo maior, caso queira também ter uma maior liberdade na escolha do comune, data da viagem e privacidade.

DANTE CAUSA

Outro fator que deve ser levado em conta é a dificuldade do seu processo. Como por exemplo, se você já sabe a origem e onde se encontra os documentos do seu ascendente italiano ou então se alguém da sua família já fez o processo de reconhecimento. Com essas informações, já é meio caminho andado, facilitando muito para quem quer fazer sozinho o processo.

Agora, se você já pesquisou um monte e não consegue descobrir onde seu Dante Causa nasceu ou se casou, deve ser considerado a contratação de uma assessoria para cidadania italiana que esteja incluso a busca dos documentos na Itália. Ou então, contratar assessoria apenas para a busca dos documentos, mas, é importante fazer as contas e pelo menos três orçamentos para ver qual compensa.

MORADIA

Um dos principais pontos positivos da assessoria para cidadania italiana é a garantia de uma residência. Por causa da burocracia, preconceitos e o custo, alugar um imóvel é uma das coisas mais complicadas ao fazer reconhecimento na Itália.

Além disso, com assessoria para cidadania italiana a escolha do comune (cidade) fica por conta deles que já têm experiência em qual comune o processo ocorre mais rápido e sem complicações.

No entanto, sozinho você deverá estudar em qual comune será melhor para você fazer o processo, entenda a importância da escolha do comune lendo o artigo: Quais são os melhores comune para cidadania italiana?

Depois de escolher o comune você terá que providenciar um imóvel para alugar. Para isso você precisará conversar com brasileiros que residem na Itália, imobiliárias, proprietários, pesquisar em sites, grupos de redes sociais, ou seja, pesquisar muito. Para entender as dificuldades e ver dicas leia o artigo “Aluguel na Itália para Cidadania Italiana”.

Se você tiver amigos ou parentes na Itália com quem você possa morar e te incluir como morador efetivo na residência ou então, alguém que faça a ponte com algum proprietário e seja referência para você conseguir alugar um imóvel, fica muito mais fácil para quem pretende fazer sem assessoria.

ASSESSORIA PARA CIDADANIA ITALIANA

Independente se for fazer o processo com ou sem assessoria os procedimentos são os mesmos, não existe atalhos. O que a assessoria irá fazer é facilitar bastante a sua vida, irá ajudar na busca dos documentos, na conferência de todos os documentos, regularização dos documentos em cartórios, moradia na Itália e contato com os oficiais do comune.

Sendo assim, você terá muito menos trabalho, não precisará ficar correndo atrás de papelada, não precisará aprender italiano se não quiser ou não tiver como e, não precisará ficar resolvendo burocracias para lá e para cá.

Entretanto é preciso ter muito cuidado com as fraudes e os golpes. Se um assessor te diz que a cidadania italiana irá sair em questão de dias ou semanas, desconfie. Há uma grande chance de ser golpe ou da empresa estar envolvida em esquema ilegal com o comune, correndo risco do seu processo ser suspenso ou então, no futuro a sua cidadania ser cancelada.

Infelizmente tem ocorrido escândalos na Itália de sobre essas fraudes e, como consequência, os brasileiros que vão em busca do seu direito à cidadania italiana estão sofrendo preconceito em alguns comuni e, como retaliação têm dificultado o processo de reconhecimento da cidadania.

Para encontrar uma empresa de assessoria para cidadania italiana de qualidade e respeito é fundamental pesquisar, não basta a empresa ter no nome escrito “cidadania italiana”. Pesquise o CNPJ, no reclame aqui, peça referências de pessoas por vídeo, converse com pessoas que já contrataram a empresa e o mais importante, exija um contrato com garantias.

CONCLUSÃO

Essa escolha depende muito de pessoa para pessoa. É muito possível e muitas pessoas optam por fazer o processo de reconhecimento sozinho.

Portanto, a resposta é: pesquise muito. Existe muito material hoje em dia na internet, inclusive o Fraternidade Italiana. Afinal, o nosso objetivo é explicar todo o passo a passo da cidadania italiana para que qualquer um entenda e consiga realizar o sonho de ter a cidadania italiana.

É importante você pesquisar e saber sobre todo o processo mesmo que faça com assessoria, pois, é um investimento muito grande para você deixar totalmente nas mãos de outra pessoa.

Se organize e avalie a sua situação em todos os critérios citados.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Reset password

Recover your password

A password reset link will be e-mailed to you.

Back to