Non Rinuncia (NR): Cidadania Italiana

non-rinuncia-nr-cidadania-italiana-italia-renuncia

Non Rinuncia (NR): Cidadania Italiana

Em resumo, Attestazione di Non Rinuncia (NR), também conhecido como Attestazione di Mancata Rinuncia alla Cittadinanza Italiana é um documento emitido pelos consulados italianos para quem faz o processo de cidadania italiana.

Esse documento é emitido a fim de comprovar que nenhum ascendente e nem o requerente apresentou formalmente a renúncia à cidadania italiana naquela representação consular.

O próprio comune que solicita a NR diretamente ao consulado italiano, ou seja, você nem chega a ver esse documento.

Sendo assim, além de comprovar que o seu Dante Causa não se naturalizou (Certificado Negativa de Naturalização – CNN), é preciso comprovar também, que nenhum dos seus ascendentes da linhagem apresentada no processo renunciou à cidadania.

Felizmente, são extremamente raros os casos de italianos que renunciaram à cidadania italiana e que formalizaram tal ato num consulado. Isso porque o Brasil não exigia dos imigrantes que se naturalizavam a renúncia formal consular.

TEMPO DE ESPERA NOS CONSULADOS

Visto que a Non Rinuncia é solicitada a todos os consulados das localidades por onde todos seus familiares ascendentes e você residiram, pode ser que atrase o processo de requerimento na Itália.

Por exemplo, se na sua linhagem tiver algum parente que nasceu em Londrina, se casou em Campinas e mora em Rio de Janeiro, será necessária a emissão da NR de três consulados italianos.

Cada consulado leva um tempo diferente para enviar o certificado ao comune.

O prazo para o consulado atender o pedido do Comune normalmente é cerca de 30 dias. Contudo, alguns consulados chegam a demorar 3 meses.

NON RINUNCIA (NR) E CERTIDÃO NEGATIVA DE NATURALIZAÇÃO (CNN)

Assim como a NR, a CNN é um documento que comprova que a linha de transmissão da cidadania italiana não foi interrompida.

A Certidão Negativa de Naturalização evidencia que o Dante Causa não se naturalizou brasileiro. Ou então, no caso dele ter se naturalizado foi depois do filho (presente na sua linhagem) ter nascido.

Entretanto, se o Dante Cause se naturalizou antes dos filhos terem nascido, ele perde o direito de transmitir a cidadania italiana para os seus descendentes. Parar saber tudo sobre a CNN, clique aqui.

Do mesmo modo, Non Rinuncia (NR) é uma comprovação de que os demais familiares da linhagem então aptos para transmitir o direito à cidadania italiana.

Tags , , , ,
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Reset password

Recover your password

A password reset link will be e-mailed to you.

Back to