Quais são os melhores comune para cidadania italiana?

Os melhores comune para cidadania italiana

Quais são os melhores comune para cidadania italiana?

O que é um comune?

Comune é uma organização territorial equivalente ao município no Brasil. Quando falamos em cidadania italiana escolher em qual comune fazer o procedimento é muito importante para o sucesso e rapidez do processo da cidadania italiana.

Os melhores comune para cidadania italiana são os que fazem o processo num prazo satisfatório, sendo um bom lugar para viver e que permita você aproveitar a Itália.

TAMANHO DO COMUNE

Se a sua ida até a Itália estiver exclusivamente relacionada ao reconhecimento da cidadania italiana, evite comune grandes e turísticos. Por serem maiores, eles têm muitas outras responsabilidades e serviços que têm maior prioridade, além de já estarem saturados de pedidos de cidadania.

Porém, se a sua intenção for fazer um intercâmbio, morar na Itália e você não tem pressa, as cidades grandes e capitais são uma opção.

Em Milão, Bergamo, Roma, Nápoles e Lucca, por exemplo, que são cidades turísticas, o processo pode demorar em torno de 1 ano e alguns casos até 2 anos.

Comuni pequenos ou de médio porte tendem a ser os melhores, tomando como um bom ponto de partida o número aproximadamente 10 mil habitantes para pesquisar um comune ideal.

Muito menos do que isso também faz que com que o processo seja demorado. Isso ocorre devido à falta de funcionários em comuni muito pequenos, ou até a mesmo a falta de experiência nesse assunto e serviço. Outro ponto negativo dos comuni muito pequenos é a escassez de lazer, serviços e infraestruturas.

Dois sites que são muito interessante para fazer pesquisas sobre a quantidade de habitantes nas regiões, províncias e comuni da Itália são o Tuttitalia e o Demografria in Cifre.

CONTATO E EXCLUSÃO

Outra dica importantíssima é usar todos os meios que tiver para procurar referências de quem já fez o reconhecimento e teve sucesso.

Use o Google, redes sociais, blogs e sites para conseguir o máximo de informações sobre os comuni que você se interessou. E, se o que você ler for contra o comune, exclua ele da sua lista.

CONTATO COM O UFFICIALE DELL’ANAGRAFE DO COMUNE

Depois de ter feito a pré-seleção dos comuni, é essencial entrar em contato com o comune antes de decidir fazer o processo nele. Assim, você pode sentir se eles estão dispostos a fazer o seu reconhecimento.

Para o contato você pode encontrar o e-mail do Ufficiale dell’Anagrafe no site do comune pesquisando no Google.

Existem alguns modelos de cartas online que você pode seguir. É importante caprichar no italiano e aproveitar para tirar suas dúvidas, verificar os procedimentos e se os documentos serão aceitos pelo comune nos termos nos quais estão.

A partir disso, o comune pode te responder de forma breve e prestativo, como também pode demorar semanas dando uma negativa sugerindo que faça no seu consulado ou no comune que o seu antenato nasceu, ou até mesmo não te responder.

Existem muitos casos de xenofobia e racismo, algumas coisas podem dar errado por causa de funcionários que não colaboram por preconceito. Por isso que é importante esse contato, para saber se é uma boa prosseguir o processo de reconhecimento nesse comune ou não.

É um pouco complicado, dá um pouco de medo e insegurança. Mas, se você se planejou, programou e se preparou em relação a informações e dinheiro, é só manter o foco e se adaptar às novas condições, que vai dar certo.

Sendo assim, não há uma lista dos melhores comune para cidadania italiana, pois, isso varia muito e deve ser muito bem pesquisado. Mas, espero que esse artigo tenha ajudado a entender os critérios e formas de encontrar o SEU melhor comune.

Se você quer ter uma noção de quanto custaria tirar a cidadania italiana na Itália, veja esse post: Custo da cidadania italiana na Itália.

Tags , ,
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Reset password

Recover your password

A password reset link will be e-mailed to you.

Back to