Como conseguir a certidão italiana e outros documentos?

Como conseguir a certidão italiana do ascendente italiano

Como conseguir a certidão italiana e outros documentos?

Existem diversos obstáculos ao tentar encontrar e emitir os documentos para cidadania italiana, principalmente a certidão italiana. Isso ocorre por causa da escassez de informações e por ser um registro muito antigo.

Se acaso você não souber quais são os documentos exigidos, clique aqui.

De início ajuda bastante perguntar aos parentes, mas, o que realmente vai ser útil é a documentação oficial.

Para que você consiga o reconhecimento da cidadania é essencial conseguir os documentos dos seus antepassados italianos. Eles servem para comprovar toda a sua linhagem que começa no Dante Causa que viajou ao Brasil. Não só nascimentos mas, também, casamentos e óbitos precisam estar documentalmente comprovados.

Se você está com dificuldade de encontrar a origem do seu Dante Causa existem alguns sites que pode ajudar a obter mais informações.

Por exemplo, Arquivos Públicos estaduais:

Entretanto, se não encontrar informações no arquivo público você pode também pesquisar nos seguintes sites:

  • Cognomix: O cognomix é um site italiano que traz informações interessantes sobre os sobrenomes italianos.
  • Family Search : É a maior associação de pesquisa genealógica do mundo, mantida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias. São mais de 100 anos de registros genealógicos coletados, o acesso é gratuito.
  • Museu da Imigração de SP : O acervo do Museu da Imigração em São Paulo é um dos mais procurados devido os registros da Hospedaria de Imigrantes, lista de desembarque, publicações de colônias de imigrantes no Brasil entre 1886 e 1987, entre outros documentos.  
  • Sobrenomes Italianos:  Plataforma digital colaborativa gratuita para busca de sobrenomes de origem itálica e suas variações.

A fim de facilitar a pesquisa teste diferentes formas de grafia. Assim, você poderá descobrir possíveis variações do seu sobrenome ou até mesmo a grafia correta em italiano.

DOCUMENTOS BRASILEIROS

No Brasil, as certidões de nascimento, óbito e casamento são encontradas nos cartórios de registro civil.

Em situações de ascendentes nascidos no Brasil antes da data de 01/01/1889, são válidas as certidões de batismo e podem ser solicitadas nas igrejas próximas de onde viviam.

Depois dessa data o registro civil se tornou obrigatório. Isto é, a partir desta data, toda cidade deveria ter pelo menos um cartório de registro civil.

Já as certidões de casamento religiosas, são válidas até a data de 21/05/1890. Portanto, se for o seu caso, procure a Secretaria Paroquial da cidade para solicitar o documento.

Se seu ascendente morou em diversas cidades é bem possível que tenha registros em cartórios diferentes. Para facilitar, o documento pode ser solicitado via e-mail aos cartórios, e, com o pagamento da taxa de emissão e envio, eles mandam a certidão pelo Correio.

Em resumo, para certidões de nascimento e óbito após a data 01/01/1889, use sempre os registros civis registrados em cartório. Mas, para certidões de casamento, use a data 24/05/1890. Documentos religiosos NÃO são válidos a partir dessas datas.

DOCUMENTOS ITALIANOS

A documentação emitida pelos órgãos governamentais da Itália não tem um padrão específico. A forma que você irá receber os dados do seu Dante Causa vai variar de acordo com o local de emissão e a época que ele nasceu.

Pode ser que a certidão italiana seja um documento digitado, ou uma folha escrita à mão, ou até mesmo digitado na máquina de escrever. Mas, não tem problema, esses documentos podem ser usados no pedido de reconhecimento da cidadania italiana, desde que contenha todas as informações necessárias.

Documentos Civis – Certidão italiana de Nascimento e Casamento

Na Itália não existe cartório, são os próprios comunes que emitem as certidões de registro civis dos cidadãos.

Sendo assim, para conseguir os documentos, os requerentes da cidadania devem entrar em contato com a comune na Itália. O meio de contato mais comum é o e-mail, mas, pode também ser feito através de telefone, carta ou pessoalmente (no caso de contratado uma empresa).

É importante dizer que talvez você não tenha uma resposta ou que o documento não seja encontrado por causa de catástrofes naturais ou guerras, por exemplo.

Uma opção, caso você tenha muita dificuldade em encontrar, é procurar a ajuda de um profissional especialista em pesquisa de certidões na Itália. Contudo, antes de contratar, pesquise bastante sobre a empresa.

Para que tenha validade no Brasil, as certidões italianas devem ser apostiladas na Itália e traduzidas para o português. Afinal, se for necessário retificar alguma certidão brasileira você precisará dessas certidões para comprovar o erro.

Os documentos civis obrigatoriamente precisam conter:

  • Nome dos pais do Dante Causa (para certidão de nascimento)
  • Carimbo do Comune
  • Assinatura do oficial do Comune (Ufficiale dello Stato Civile)

Documentos Religiosos – Certidão italiana de Batismo

Existem casos em que o ascendente pode ter nascido antes do registro civil existir (1871). Dessa maneira, a certidão de nascimento é substituída pela Certidão de Batismo que pode ser encontrada na secretaria da paróquia da cidade que o Dante Causa nasceu.

Para conseguir uma cópia do documento deve-se entrar em contato e solicitar com a paróquia responsável pelo registro e arquivamento dos dados.

Algumas regiões da Itália implantaram o registro civil antes de 1871:
Reino de Nápoles (Napoli): 1809
Sicília: 1820
Piemonte, Lombardia, Emilia, parte de Mantova, Liguria, Sardegna: 1866
Estados Pontifico (Stato pontificio): 1870

Os documentos religiosos obrigatoriamente precisam conter:

  • Nome dos pais de Dante Causa (no caso de batismo)
  • Carimbo da Igreja
  • Assinatura do Padre
  • Carimbo da Cúria
  • Assinatura do funcionário da Cúria

DICAS PARA ENTRAR EM CONTATO COM O COMUNE OU A DIOCESE

Para que você consiga sua certidão italiana para requerer a cidadania italiana e o seu pedido não seja ignorado é importante tomar alguns cuidados:

Primeiramente, o e-mail deve ser escrito em italiano, porém um italiano adequado e não o do Google Tradutor automático.

Além disso, é importante explicar os detalhes. Como por exemplo, os registros civis que devem estar em formato ‘estratto’, e isso deve ser citado no contato. Ou então, no caso de documentos religiosos que é recomendado citar os carimbos necessários, assinaturas e os nomes dos pais do Dante Causa.

Por fim, é relevante dizer que irá se encarregar no caso de despesas que o padre ou o Comune tenha ao enviar os documentos.

Tags , , , ,
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Reset password

Recover your password

A password reset link will be e-mailed to you.

Back to